- No Dia do Meio Ambiente, leve as crianças para fora da sala de aula para apreciarem a natureza. Fale sobre como é importante cuidar bem da natureza e de tudo o que faz parte dela, não jogando lixo nos rios, nos mares, não queimando florestas. Também devemos evitar de jogar fora materiais que podem ser reaproveitados.

- Peça aos pais que enviem para a escola potes vazios e limpos de sorvete e de margarina. Com os potes de sorvete, é possível construir este trenzinho, cujos vagões podem acondicionar diversos itens do material escolar coletivo: lápis coloridos, pincéis, tubos de tinta, giz de cera, borrachas, palitos, tubos de lantejoulas, de cola etc.
Para construí-lo, basta encapar casa pote com papel colorido, colar círculos coloridos para imitar as rodas e retângulos para imitar as janelas. Una os potes com fios de lã, utilizando agulha grossa (de costurar com lã), furando cada pote para transpassar a lã, formando, assim, os vagões do trem.
Escreva em letra bastão o nome do material que será guardando em cada vagão. É possível construir o mesmo trenzinho com potes de margarina, mas a quantidade de material a ser guardada em cada vagão será menos.
- Depois de pronto o trem, comente com os alunos que os potes foram bem aproveitados. Se tivessem sido jogados no lixo, estariam prejudicando o meio ambiente.
- A preocupação com o meio ambiente não deve ficar limitada à comemoração desta data. Sempre que possível, converse com os alunos de forma a desenvolver neles o respeito à natureza e a vontade de colaborar para preservar o meio ambiente.
- Fale com os alunos sobre a importância de tratar bem os animais de estimação. Também é importante educar para o respeito aos animais silvestres, que devem ser mantidos em seu hábitat. Nesse momento, seria interessante trabalhar a atividade abaixo (construção de um móbile com animais).
- Durante a realização da atividade de construir um trenzinho e outras sugeridas aqui, pode-se ouvir com os alunos algumas músicas do cancioneiro popular que tenham animais como tema. Músicas como “Repiu, piu, piu”, “Sapo-cururu”, “Atirei o pau no gato”, “Peixe vivo”, “Gatinha parda”, “Meu galinho” etc.


- Após cantar com os alunos a música “Atirei o pau no gato”, retorne o trabalho com a versão politicamente correta:
Não atire o pau no gato
Não atire o pau no gato-to Porque isso-so Não se faz-faz-faz O gatinho-nho É nosso amigo-go Não se deve Maltratar os animais Miau! |
Nenhum comentário:
Postar um comentário