sexta-feira, 17 de abril de 2009

18 de abril - Dia do Livro Infantil


Promova momentos bastante estimulantes de contato com os livros. Organize um ambiente bastante acolhedor, com tapetes e almofadas, para que as crianças sintam-se bem à vontade e confortáveis.Solicite aos alunos que, no dia determinado, tragam de casa uma almofada de que gostam muito, para ser utilizada nesta atividade.
O professor poderá organizar um círculo, a "Roda da leitura", na qual as crianças sentadas confortavelmente ouvirão histórias. Caberá ao professor destacar as informações fundamentais sobre o livro, tais como autor, ilustrador, título, explorando primeiramente a capa. Questionar a turma sobre o que imaginam sobre a história a partir do título, da ilustração da capa, etc.Uma variante possível é deixar que as crianças que já sabem ler, realizem a leitura ou contem uma história de um livro lido pela família. É importante que os livros sejam sempre mostrados aos alunos, mesmo que ainda não dominem a leitura.Outra possibilidade é o trabalho com livros que trazem apenas ilustrações e cujas histórias são criadas pelas próprias crianças. Isso poderá ser feito na Roda da Leitura, ou ainda em duplas, quando um aluno contará a história para outro colega e vice-versa.
Solicite que verifiquem se, em suas casas, há alguma obra infantil de Monteiro Lobato e tragam para a escola.Procure levar o maior número possível de obras para mostrá-las aos alunos. Não esqueça de explicar quem foi Monteiro Lobato e qual sua importância para a literatura.



Fontes: http://espacoeducar-liza.blogspot.com/2009/04/sugestoes-de-atividades-para-o-dia-do.html

Biografia do Livro O Saci de Monteiro Lobato, publicada no boletim Circulação Cultural, Ano I, n. 13, ago. 1999.

segunda-feira, 6 de abril de 2009

Fico feliz pela sua visita!!!

Desenhando cenouras com tinta

Molhe esta parte dos dedos na tinta e carimbe mais cenouras.

Faça assim:

O QUE É, O QUE É?
TEM ORELHAS BEM COMPRIDAS
E PÊLOS BEM BRANQUINHOS
DIZEM QUE GOSTA DE CENOURA
ANDA SEMPRE AOS PULINHOS
Fonte: Vai Começar a Brincadeira - FTD

Carimbos com folhas

Proponha aos alunos que inventem algumas figuras usando folhas como carimbos. Veja alguns exemplos:




Outras sugestões é recolher folhas caídas para serem coladas no cartaz feito pelos alunos.

Fonte: Vai Começar a Brincadira - Educação Infantil - FTD

Higiene

 Programa Ra tim bum - Lava outra, lava uma mão - Ra tim bum

domingo, 5 de abril de 2009

Aprendendo brincando


Acredito que a criança necessita de estímulos e oportunidades que alimentem a sua curiosidade e que as brincadeiras ensinem de forma prazerosa, proporcionando momentos de análises, de lógica, etc.
É interessante que o processo de aprender o mundo pela curiosidade seja natural, para que seja estimulada a buscar mais e mais descobertas.
É de grande importância que o aprendizado seja através do lúdico, porque assim possa ser de forma espontânea e não imposta.

sábado, 4 de abril de 2009

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Desenhos da Páscoa para colorir


Coelhinho sai da toca

Reúna a turma, quanto mais gente melhor, a brincadeira vai ficar mais movimentada e emocionante.

Divida os participantes em grupos de três crianças e em círculo forme as tocas.

Duas crianças dão-se as mãos formando a toca e a outra criança ficará dentro da toca. Ela será o coelhinho.

No centro do círculo ficarão as crianças, "os coelhinhos" que estão à procura de tocas.
Quando alguém falar:


-Coelhinho sai da toca!

Todos os coelhinhos deverão trocar de tocas e os coelhinhos que estão no centro procurarão uma toca. Quem não conseguir entrar em alguma toca fica no centro, esperando nova oportunidade e a bricadeira recomeçar.


Fonte: http://www.medio.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=484&Itemid=39

quinta-feira, 2 de abril de 2009

Qual a sua opinião?

Objetivos
Discernir valores e desenvolver a oralidade.

Como brincar
Leia para as crianças cada situação e deixe que elas reflitam e respondam espontaneamente.

  • André a sua mãe estavam sentados num ônibus lotado. Viram uma menina com o braço engessado, sem lugar para sentar-se. A mãe se André disse:
    ­­- André, sente-se no meu colo para dar lugar à menina. André atendeu a mãe e a menina sentou-se e agradeceu-lhe.
    Qual é a sua opinião?

  • Um grupo de jovens fazia caminhada pela mata
    Pararam para lanchar e deixaram restos de comida, embalagens e garrafas no local. Continuaram o passeio.
    Qual é a sua opinião?

  • Rodrigo, João e Cíntia estão no cinema.
    De repente, numa cena triste, quando todos os espectadores estão concentrados, os três começam a dar gargalhadas e a assobiar.
    Qual é a sua opinião?

  • Cássia derrubou um copo de vidro, que se espatifou no chão. Sua mãe pegou a vassoura e a pá, juntou os cacos, embrulhou-os em algumas folhas de jornal e disse:
    - Cássia, agora pode levar para o lixo. Assim embrulhados, não machucarão ninguém.
    Qual é a sua opinião?