segunda-feira, 30 de março de 2009

Reprodução de figuras

Objetivos

  • Desenvolver a observação. Favorecer a comparação.


Como brincar

  • Leve para a sala várias gravuras de revistas ou de quadro de pintores.

  • Distribua uma gravura para cada criança ou para um grupo.

  • Peça às crianças que imitem a pose da figura em questão.

  • Alerte as crianças sobre a atenção que devem ter aos pequenos detalhes presentes na gravura, como posição das mãos, cabeça, expressão facial, etc.

Alem da brincadeira

  • Explique às crianças o que é um pintor. Leve para sala gravuras de pinturas de renomados pintores, como Pablo Picasso, Cândido Portinari, Van Gogh, Leonardo Da Vinci, Tarcila do Amaral dentre outros e comente com as crianças o estilo de cada um.

  • Leve uma máquina fotográfica para fotografar os grupos de crianças e coloque as fotos no mural da sala.


Obra reproduzida de autoria de Tarsila do Amaral


Fonte: Aprendendo e Brincando com Jogos - EDITORA FAPI

domingo, 29 de março de 2009

A CRIANÇA HIPERATIVA

A hiperatividade confunde pais, professores e médicos.Se não for diagnosticada nem tratada adequadamente, a doença vira tormento para a criança e para quem vive em torno dela.
Hiperatividade é um termo corrente para um comportamento irrequieto, superexcitado e infeliz. Além da criança não conseguir fixar a atenção em uma atividade por mais de alguns minutos, os hiperativos sobem em móveis, falam compulsivamente, vivem perdendo material escolar e não suportam bem frustrações.Ser mãe de um hiperativo é muito difícil, tem que conviver com uma criança que não responde ao que é ensinado, vive derrubando as coisas... é impossível não ficar irritada.
Nem toda criança que é agitada deve ser rotulada de hiperativa.
A agitação pode ser resultado de problemas comportamentais ou manifestações de outras doenças graves, como autismo, hipertireoidismo e até depressão infantil.Os sintomas da criança hiperativa aparecem, no máximo, até os sete anos.
Alguns sintomas do hiperativo:
  • Dificuldade de organizar tarefas
  • Descuido nas tarefas escolares ou em outras atividades
  • Não consegue enxergar detalhes
  • Dificuldade em se concentrar em tarefas ou brincadeiras
  • Parece não ouvir o que lhe dizem
  • Reluta em iniciar tarefa que exige grande esforço mental
  • Perde com freqüência objetos de uso diário, como material escolar e brinquedos
  • Distrai-se facilmente
  • Inquietação constante
  • Fala o tempo todo, começa a responder perguntas que ainda não foram completadas
  • Tem dificuldade de esperar sua vez em jogos ou situações em grupo, interrompe a conversa dos outros


Como lidar com o hiperativo?

  • Estabelecer limites
  • Repetir a mesma instrução várias vezes sem perder a paciência
    Elogiar o que a criança faz certo
  • Não encher o quarto de bichos de pelúcia nem de quadros nas paredes.
  • Limitar o número de brinquedos disponíveis para evitar distração
  • Prefira copos e pratos de plástico e evite encher a sala de bibelôs ou vasos de vidro, pois quase todo hiperativo tem problema de coordenação motora
  • Na sala de aula, o hiperativo deve sentar-se longe da janela, de preferência nas primeiras fileiras, para diminuir as distrações

Embora a hiperatividade não tenha cura, ela pode ser controlada com tratamento psicoterápico, prática de atividades físicas e, nos casos mais graves, medicamentos estimulantes ou antidepressivos.O remédio melhora a concentração e, assim, facilita o aprendizado de crianças hiperativas. Mas tem efeito colateral e, por isso, só deve ser usado quando a psicoterapia não for suficiente para ajudá-las a levar uma vida normal.

Significado do Coelho e dos Ovos de Páscoa


O coelho, apesar de ser um mamífero e por conseguinte não botar ovos, assumiu o papel de produtor e entregador dos ovos de Páscoa. Isso devido à notória capacidade de reprodução desses animais que se tornaram símbolo da fertilidade. Já o ovo, representa o surgimento da vida e a origem do mundo. Daí sua relação com a ressurreição de Cristo e a Páscoa.

A tradição de presentear a família e os amigos com ovos coloridos é um costume antigo dos chineses. Esses povos decoravam ovos de galinha e davam de presente a pessoas queridas, em comemoração à Festa da Primavera, que no hemisfério Norte, coincide com os meses de março e abril, próprios da Páscoa. Ao longo dos anos, o costume foi sendo passado às demais culturas do mundo todo e os ovos de galinha passaram a ser substituídos por ovos de madeira, de prata e de ouro decorados com pedras preciosas e, por fim, pelos de chocolates em decorrência principalmente, da chegada das indústrias de chocolate.

Atualmente, o chocolate é como o tender de Natal ou o quentão da Festa Junina, tem que estar presente em toda Páscoa, seja no formato de bombom, de barra, de coração, de coelhinho ou da maneira mais tradicional, que é a de Ovo de Páscoa.



Páscoa dos Valores



Objetivo
Compreender o sentido e a importância da Páscoa, considerando o universo lúdico da criança.Conte uma história para os alunos, enfatizando que o coelho da Páscoa , além de comer cenoura gosta muito de frutas. Ah, e que na época de Páscoa, ele visita os lugares com aroma de frutas. Depois da narrativa, proponha aos alunos que façam, coletivamente, uma deliciosa salada de fruta. Assim, o coelho, atraído pelo cheiro, vai se aproximar da sala de aula.


Salada de frutas
Com antecedência, envie uma cartinha aos pais solicitando que cada criança traga uma fruta para escola no dia da atividade. Com os alunos explique que cada fruta simboliza um valor. Por exemplo: o mamão é amizade; a banana, solidariedade; a laranja, a paz; morango, amor; e assim por diante.

Modo de fazer
Deixe todos os ingredientes picadinhos, um em cada recipiente. Peça para os alunos misturarem todos, usando uma colher grande. Coloque a mistura em um recipiente e decore com as cenouras. Deixe a salada na sala de aula.

A visita do coelho
Saia com as crianças no pátio. Quando as crianças retornarem, elas encontrarão patinhas de coelho no chão. Peça para alguém desenhar enquanto você distrai a turma.Se preferir, em vez das patinhas, elas podem se deparar com um coelho de verdade.Ovinhos de chocolate podem ser distribuídos nas carteiras nesse intervalo, como se o coelhinho os tivesse trazido. Depois da ilustre visita as crianças podem saborear a salada de frutas.


Fonte: http://edu-infantilcriativa.blogspot.com/2008/02/pscoa-dos-valores.html








O mistério do ovo

Conteúdos que podem ser explorados:

  • Língua Portuguesa (expressão oral; leitura; suspense na narrativa; vozes de animais; masculino e feminino de animais)
  • Matemática (contagem; classificação de cenas)
  • Ciências Naturais (fêmeas que botam ovos; reprodução)
  • Educação Artística (produção artística a partir das impressões digitais)



O MISTÉRIO DO OVO


UM OVO QUE APARECEU NO QUINTAL.






PORCA NÃO BOTA OVO.

















PODERIA SER DA TARTARUGA.

TARTARUGA BOTA OVO.


















E AÍ, VOCÊ JÁ SABE?




A HISTÓRIA ENTROU


POR UMA PORTA


E SAIU POR OUTRA.


QUEM QUISER


QUE "CARIMBE" OUTRA.

CARTAZES da Coleção Vai Começar a Brincadeira - FTD

Veja algumas ideias de desenhos com as impressões digitais

















sábado, 28 de março de 2009

Desenhos com impressões digitais

Conteúdos que podem ser explorados:
  • Língua Portuguesa (expressão oral; leitura e escrita; estrutura da narrativa)
  • Matemática (noções de posição e de tempo; classificação; contagem)
  • Ciências Naturais (locomoção dos animais)
  • Expressão corporal
  • Educação Artística (produção artística a pertis das impressões)

Qual é a palavra?

LEBRE TARTARUGA
ELEFANTE MACACO
RINOCERONTE CORUJA
ÁRVORE

A LEBRE E A TARTARUGA

A E A



DISPUTAVAM UMA CORRIDA.

O , O , O

E A ESTAVAM NA
TORCIDA.

A CORRIA NA FRENTE.

A CORRIA ATRÁS.

A PAROU PARA DORMIR

EMBAIXO DE UMA .

A CONTINUOU,



SEMPRE DEVAGAR.

QUANDO A ACORDOU,



A CORRIA JÁ TINHA
TERMINADO.

ASSIM, A GANHOU A
CORRIDA.



“DEVAGAR SE VAI LONGE.”

CARTAZES da Coleção Vai Começar a Brincadeira - FTD




























terça-feira, 24 de março de 2009

Cadê o peixe que estava aqui?

Sugestões interdisciplinares

Conteúdos que podem ser explorados:

  • Língua Portuguesa (expressão oral; estrutura da narrativa; construção de texto coletivo)
  • Ciências Naturais (nossa alimentação; vida dos peixes)
  • Geografia (rios; poluição)
  • Matemática (sequência de cenas)
    Esse é um ótimo recurso para trabalhar com a oralidade, desenvolver a criatividade dos alunos bem como trabalhar a construção coletiva de texto narrativo. Aqui os alunos poderão escolher um dos finais sugeridos ou inventar um outro.

CADÊ O PEIXE QUE ESTAVA AQUI?










ESCOLHA UM DOS FINAIS ABAIXO E TERMINE DE CONTAR A HISTÓRIA.






ENTROU POR UMA PORTA E SAIU POR OUTRA.

QUEM QUISER QUE CONTE OUTRA.



Fonte: CARTAZES da coleção Vai Começar a Brincadeira – FTD

segunda-feira, 16 de março de 2009

Explorando Carimbos



Use carimbos e brinque com os alunos de carimbar ou compor figuras.
Veja algumas sugestões de carimbos, usando:

a) a própria mão



b) o solado do tênis



c) a rolha



d) a metade de uma batata



e) tampas de frascos
f) esponja


Vai Começar a Brincadeira - Manual Pedagógico - FTD